Como é organizada uma pasta de prestação de contas?
A organização do material na pasta pode ser feita de algumas maneiras, uma vez que o condomínio não é obrigado, por lei, a seguir nenhuma forma específica de prestar suas contas, como é o caso das empresas que devem seguir normas contábeis estabelecidas legalmente.
O ideal é que a pasta contenha em sua estrutura, basicamente, os seguintes pontos:
a) Capa - Nome do condomínio, dados da administradora ou contabilidade e o mês de referencia;
b) Termo de recebimento e verificação de contas - Formulário onde síndico e conselheiros assinam;
c) Seção introdutória- Índice, resumo dos fatos, observações ou instruções prévias do conteúdo da pasta;
d) Espaço para questionamentos (registros do síndico, conselheiros ou condôminos);
e) Balancete completo ( com diversos relatórios financeiros);
f) Extrato(s) da(s) conta(s); g) Receitas do condomínio;
h) Despesas do condomínio (comprovações com documentos originais);
i) Relatório sobre inadimplência (acordos judiciais, protestos, etc);
j) Anexo ( com documentos complementares, apólices, contratos, etc);