O Mercado de Auditoria Condominial - Um oceano azul de oportunidades - pt 01

21/02/2022

Os incentivos econômicos no setor imobiliário e os programas habitacionais do governo nas últimas décadas fizeram o mercado condominial explodir em todo o território nacional.

Edifícios brotaram em todos os recantos do país, mesmo as cidades pequenas, experimentaram de alguma forma o processo de verticalização.

Segundo dados coletados pelo IBGE/PNAD 2018, no Brasil temos 71 milhões de moradias sendo, 9,8 milhões de apartamentos, estima-se que mais de 30 milhões de pessoas residam em condomínios, o que representa uma fatia de 15% da população.

Este contingente todo movimenta bilhões anualmente em arrecadações de cotas condominiais, que são revertidos na manutenção dos edifícios e contratações de serviços de produtos para atender as demandas dos moradores.

  • Os Números do mercado condominial

Segundo órgãos e publicações especializadas do setor, graças ao grande volume de pessoas que moram em áreas condominiais, o PIB condominial movimentado pelo setor é de R$ 165 bilhões, anualmente.

Em todo o país, há mais de 420 mil condomínios, onde os síndicos atuam para garantir o bom funcionamento dos ambientes. No estado de São Paulo, o número está em torno de 45 mil.

  • A problemática da Fraudes

A fraude é um mal que atinge todas as esferas da sociedade, desde a cúpula dos governos passando setor empresarial e se fazendo presente também nos condomínios.

O setor governamental que conta que um complexo sistema de governança e controle, com sistemas de transparência via internet, onde as contas públicas mesmo sendo acessíveis a qualquer cidadão, casos de fraudes dominaram os noticiários nos últimos 4 anos.

O setor empresarial, com toda estrutura de compliance, auditoria externa obrigatória, órgãos de controles dos acionistas, fiscalização dos bancos e agencias regulamentadoras também sofre com a problemática das fraudes, gerando bilhões de prejuízos anuais e liquidando negócios que se mantiveram por décadas.

A nossa cultura da fraude escancarada ao mundo pela operação da Lava Jato, mostra uma triste faceta da nossa nação, que atinge também os condomínios, que são alvos fáceis de fraudadores, sejam por empresa administradora ou síndicos, devido a sua frágil estrutura de controle.

Fraudes no âmbito condominial tem ganhado destaques na mídia nos últimos anos, embora não haja estatísticas oficiais, por falta de órgãos regulamentadores do setor, acompanhamos uma crescente nos casos de fraudes, chegando ao pico em 2020, ano da pandemia, potencializado pelas restrições nas assembleias, medo dos condôminos, confiança cega depositada nos síndicos, omissão de fiscalização pelos conselheiros, criando assim a oportunidade perfeita para os atos fraudulentos.  

Linha direta com o auditor
Solicite agora nossos serviços